Quem nunca foi ao comprar um produto de limpeza, pegou aquele limpador mais grosso e pensou: “Esse aqui deve ser potente!”. Mas... será que isso é verdade? ???? Hoje vamos falar sobre uma dúvida que muita gente tem: a consistência do produto interfere na eficácia da limpeza?

Só pra ressaltar: produto grosso quer dizer produto mais viscoso!


De onde vem essa ideia?

A gente tende a associar textura grossa à ideia de poder, como se o produto fosse mais concentrado, mais forte ou mais "profissional". Isso até pode acontecer em alguns casos, mas não é uma regra.

Muitos produtos grossos dão essa impressão de "mais poderoso" só porque aderem melhor às superfícies, o que pode facilitar a limpeza — especialmente em áreas verticais, como azulejos de banheiro. Mas isso não significa que limpam melhor por serem grossos.


Então o que realmente faz um produto limpar bem?

A resposta está na formulação química do produto: ou seja, nos ingredientes ativos que ele tem para combater as sujidades.

Veja alguns pontos que realmente fazem a diferença:

  • Tipo de sujeira que você quer remover
  • Concentração de ativos que o produto possui
  • pH do produto (ácido, neutro ou alcalino – lembra do nosso post anterior? ????)
  • Tempo de ação
  • Diluição do produto
  • Temperatura da superfície
  • Ação mecânica (esfregação, etc)

Em outras palavras: pode ter produto bem líquido que limpa MUITO melhor que um grossão!????


Qual o motivo do produto ser mais grosso?

A viscosidade de um produto vai determinar o seu tempo de permanência na superfície. Para aplicações em superfícies verticais e inclinadas, os produtos em gel (maior viscosidade) são mais adequados, pois não escorrem com tanta facilidade, permanecendo mais tempo na superfície. Isso vai ajudar a limpar muito melhor!


Cuidado com as aparências

Alguns produtos são propositalmente mais viscosos para facilitar a aplicação, como:

  • Géis de limpeza para vaso sanitário ????
  • Desengordurantes em gel para fogão ou coifa ????
  • Cloro gel para áreas externas ????

Esses produtos aderem bem, então ficam mais tempo em contato com a sujeira, o que ajuda — mas, de novo, isso só funciona se a fórmula for eficaz.


Dica de ouro: leia o rótulo!

Mais importante que a consistência é saber:

  • Para que tipo de limpeza o produto foi desenvolvido
  • Em que tipo de superfície ele pode ser usado
  • Como ele deve ser aplicado (com ou sem diluição?)

Ah, e não se deixe enganar por embalagens ou espessura. Um produto líquido pode ser superconcentrado e eficiente, enquanto um mais grosso pode ser só... grosso mesmo ????